Adolescente comeu batata frita picante e morreu

A Paqui retirou o produto das prateleiras em setembro de 2023

Em causa está o produto One Chip Challenge, que devido a muitos relatos negativos foi, entretanto, descontinuado.

Harris Wolobah, de 14 anos, morreu em setembro passado, soube-se recentemente, após participar de um desafio viral no TikTok que envolvia comer uma batata frita extremamente picante.

A família relacionou a morte ao desafio e agora a autópsia confirmou que Harris faleceu devido ao consumo elevado de pimenta, agravado por um defeito cardíaco congénito.

O relatório, divulgado pela Associated Press, refere que Harris consumiu uma grande quantidade de extrato de pimenta, levando a uma paragem cardiorrespiratória causada pela alta concentração de capsaicina.

A autópsia também apontou que Harris tinha um coração dilatado, tornando-o mais vulnerável. Harris morreu após comer uma batata da marca Paqui, parte do “One Chip Challenge”, onde o desafio era suportar a dor da pimenta sem consumir mais nada.

O produto vinha numa embalagem com formato de caixão e avisos para mantê-lo fora do alcance das crianças. Feita com pimentas Carolina Reaper e Naga Viper, duas das mais picantes do Mundo, a batata causou muitos casos de doença entre jovens nos EUA.

Em resposta, a Paqui retirou o produto das prateleiras em setembro de 2023, devido ao aumento de relatos de adolescentes que ignoravam os avisos.