Cinco verdes tintos para os dias de verão

(Foto: Pexels)

Elevada acidez é trunfo decisivo na hora de escolher a melhor opção entre os vinhos para acompanhar os mais variados pratos da gastronomia tradicional portuguesa.

O Vinhão, a casta tinta tradicional dos Vinhos Verdes, tem na cor púrpura, negra, o cartão de visita e na elevada acidez um dos maiores trunfos. Por isso, acaba por se revelar uma bela opção quando os dias são de calor e a mesa é adornada com pratos da nossa gastronomia tradicional. Dos assados ao cozido, passando por petiscos de tacho, pelas sardinhas, ou até por uma francesinha, sem esquecer, claro, os rojões e as papas de sarrabulho. Servir fresco. E boas provas.


Quinta da Lixa Único 4 Barricas Tinto 2018

Vinhos Verdes
Quinta da Lixa
Vinhão
55 euros

O mais recente lançamento da Quinta da Lixa, que também inclui um branco (blend Avesso e Alvarinho) do mesmo ano, é um notável trabalho de assinatura do enólogo Carlos Teixeira. Neste caso, o tempo – 36 meses em barrica e 24 em garrafa – foi mesmo um bom conselheiro. Elevada multiplicidade aromática, saboroso, musculado e, ao mesmo tempo, extremamente delicado. Um brinde ao passado com os pés bem assentes no futuro. E a vida é futuro.


Via Latina Vinhão Grande Reserva 2019

Vinhos Verdes
Vercoope
Vinhão
9,90 euros

Quatro meses em madeira, seis meses em garrafa e o restante e competente trabalho enológico de João Gaspar conferem-lhe predicados só ao alcance de alguns. Um fiel exemplo de como a Vercoope, um dos mais populares produtores da região, se impôs nestas seis décadas de história. O aroma de frutos vermelhos e a cremosidade com apontamentos de especiarias ficam na memória, assim como a vivacidade. Elevada polivalência gastronómica.


Adega Ponte da Barca Tinto Vinhão Reserva de Sócios 2020

Vinhos Verdes
Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Vinhão
14,95 euros

Os enólogos José Antas Oliveira, Bruno Almeida e Patrícia Silva assinam este Vinhão exclusivo, respondendo com a sapiência e o mérito que os caracteriza ao nobre desafio de homenagear os associados nos 50 anos da adega. Produção criteriosa, da seleção das uvas à escolha do lote, passando por uma vinificação muito pouco interventiva. A paleta aromática de frutos vermelhos anuncia tão ilustre vinho. A madeira, muito bem integrada, embala com requinte a rudeza da casta. Um luxo a bom preço.


Quinta de Monforte Vinhão 2022

Vinhos Verdes
Quinta de Monforte
Vinhão
15 euros

A encosta da Quinta de Monforte, às portas de Penafiel, é muito mais do que um postal ilustrado. Dez anos depois da plantação da vinha, Daniel Rocha continua a consolidar um projeto que veio para ficar. E para ganhar. E este Vinhão, que vai na terceira edição, é exemplo dessa mesma evolução. O trabalho do enólogo Francisco Gonçalves apresenta uma surpreendente elegância, além de muita frescura e mineralidade. Nota alta.


Madrinha 2022

Vinhos Verdes
Adega dos Leões
Vinhão
9,20 euros

Os amantes do Vinhão tradicional têm neste Madrinha 2022 um dos expoentes máximos. Na Quinta da Trofa, freguesia de Cavez, Cabeceiras de Basto, é produzido um verde tinto de eleição, fruto do trabalho enológico do experiente Jorge Sousa Pinto, que só é lançado no mercado em anos de excelência. Muito saboroso e extremamente gastronómico, destaca-se pela explosão aromática de frutos vermelhos e por uma estrutura que lhe confere um perfil austero mas sedutor, tão do agrado dos amantes mais conservadores.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto