E agora, como ficam os “top jobs” de Bruxelas?

Os cargos de topo são uma espécie de puzzle sujeito a um equilíbrio cuidado

Eleitos os eurodeputados, é tempo de negociar a constituição de grupos políticos no Parlamento e os cargos de topo da União Europeia. A alemã Ursula von der Leyen deve ser reconduzida como presidente da Comissão, António Costa é apontado a líder do Conselho.

4
É o número de cargos de topo na União Europeia que há para decidir: presidente da Comissão Europeia (Ursula von der Leyen está bem lançada para um segundo mandato); presidente do Parlamento Europeu (até ver é a maltesa Roberta Metsola); presidente do Conselho Europeu (António Costa está apontado para suceder a Charles Michel); Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança (atualmente o espanhol Josep Borell).

Decisões em breve
Já na segunda-feira, 17, há um jantar presidido pelo líder do Conselho Europeu, uma cimeira informal para uma primeira discussão oficial sobre os cargos. Depois, entre 27 e 28 de junho, os líderes europeus reúnem-se no Conselho Europeu, onde, num cenário otimista, haverá fumo branco. Entre 16 e 19 de julho, decorre a primeira sessão plenária desta legislatura, em que será eleito o presidente do Parlamento Europeu. Já o novo líder do Conselho só assume a 1 de dezembro, mas espera-se que o nome fique decidido bem antes.

“Se o dr. António Costa for candidato a esse lugar [presidente do Conselho Europeu], a AD e o Governo não só apoiarão como farão tudo para que essa candidatura possa ter sucesso”
Luís Montenegro
Primeiro-ministro

361
É o número de votos necessários para eleger o ou a presidente da Comissão Europeia (o nome é proposto pelo Conselho, tendo depois de passar pelo crivo do Parlamento). Os eurodeputados elegem também o presidente do Parlamento Europeu. Já o presidente do Conselho Europeu é escolhido pelos chefes de Estado e de Governo da União. É também o Conselho Europeu que nomeia o Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança.

Equilíbrio cuidado
Os cargos de topo são uma espécie de puzzle sujeito a um equilíbrio cuidado. A negociação tem em conta os resultados das europeias, o peso dos vários grupos políticos e os equilíbrios geográficos. Ou seja, é suposto que entre os vários cargos haja representantes das principais famílias políticas e de várias zonas da Europa (norte, sul, leste).