Estaleiro onde Titanic foi construído corre risco de fechar

Atualmente, a Harland and Wolff constrói navios para a Marinha Real britânica

A Harland & Wolff, estaleiro naval de Belfast onde foi construído o Titanic, entrou em insolvência.

Mais de 160 anos após a sua fundação, o histórico estaleiro Harland and Wolff, em Belfast (Irlanda do Norte), onde o Titanic foi construído, pode fechar.

O parlamentar conservador Jeremy Hunt está a preparar o bloqueio de um pacote de ajuda de 200 milhões de libras (cerca de 230 mil euros). O tema está a gerar receio. O Governo teme que a empresa possa entrar em colapso sem esse financiamento, afetando a tradição da construção naval na cidade.

Atualmente, a Harland and Wolff constrói navios para a Marinha Real britânica. Caso a empresa feche, esses navios poderiam ser construídos em Cádiz, Espanha, o que seria inédito para a história naval britânica.

A empresa enfrenta dificuldades financeiras há décadas e foi avaliada em cerca de 20 milhões de libras (aproximadamente 23 milhões de euros).

Embora tenha recebido aprovação para um pacote de apoio no último Natal, uma fonte do Governo revelou ao “The Times” que Hunt pediu que o pedido de empréstimo fosse rejeitado, mesmo após a empresa passar pelas verificações de auxílio estatal.