Estratégias para lidar com a disfunção erétil

(Foto: Freepik)

O "Consultório de sexualidade" desta semana, por Mafalda Cruz.

O meu companheiro tem tido disfunção erétil. Como lidar com a situação?
Susana

Lidar com a disfunção sexual de um parceiro pode ser um desafio, sobretudo porque não existe uma fórmula mágica. Ainda assim, há algumas estratégias que certamente irão ajudar a enfrentar estas situações desconfortáveis.

Primeiro, o mais importante: não culpabilizar a outra pessoa e não lhe colocar pressão para que corra melhor de uma próxima vez.

Depois, mudar o foco! O aparecimento de um problema não tem que significar o fim de uma relação sexual. Caso haja vontade, deverão explorar outras atividades sexuais. E lembrem-se: nem todo o sexo tem que ter penetração! Encontrem outras formas de terem prazer e de se satisfazerem um ao outro, para que consigam diminuir a ansiedade de performance.

Não fique a achar que este problema está a acontecer por sua causa. Ou seja, o facto de a outra pessoa ter dificuldade em ter ou manter uma ereção não tem nada a ver com o que sente por si.

No caso de estas situações acontecerem de forma recorrente e por um período de vários meses, converse com o parceiro e disponibilize-se para ir com ele a uma consulta com um profissional de saúde.

Não deixe que os problemas ou dificuldades sexuais se tornem um elefante na sala e, oportunamente, tente ter uma conversa sobre este assunto. É importante que respeite os sentimentos da outra pessoa, por isso não desvalorize a situação. Mostre empatia e vontade em perceber se se passa alguma coisa que possa estar a contribuir para o problema sexual. Depois, disponibilize-se para ajudar e enfrentarem esta situação em conjunto. Mas também é muito importante que respeite no caso de a outra pessoa querer resolver as suas questões sozinha e a seu tempo.

Relembro que um problema sexual que ocorre persistentemente por um período superior a seis meses e que cause angústia ou sofrimento pessoal deve ser avaliado. Por isso, não ignore esta área da sua vida.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].