Susana Romana

O Euromilhões, a celebração dos golos de Gyökeres e o IVA Zero no preço do azeite

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Um português de Ramalde ganhou o maior prémio de sempre do Euromilhões atribuído no nosso país, de quase 214 milhões de euros. Espero que o ponha no banco e não em prateleiras do IKEA, que pelas minhas contas dá umas 2853 prateleiras.

2

Um estudo concluiu que as pessoas que vivem junto ao aeroporto de Lisboa têm mais risco de contrair hipertensão, diabetes ou demência. Mas este estudo não falou de outro perigo: o de ter de apanhar um táxi para casa e ser mesmo ali ao lado, que é coisa que deixa os fogareiros de aeroporto furiosos.

3

Gyökeres explicou, finalmente, o modo como celebra os golos. É uma menção à máscara de Bane, que entra num dos filmes da saga Batman. Curioso, percebo agora que alguns membros de direções de clubes se calhar são também só cinéfilos que querem muito homenagear a saga dos Sopranos.

4

Nuno Rebelo de Sousa aceitou depor na Comissão Parlamentar no caso das gémeas, por videoconferência. Mas os advogados avisaram: vai usar do seu direito ao silêncio. Ótimo, porque muitas vezes em reuniões Zoom há chatices com meter o som a funcionar e assim é indiferente.

5

O turismo americano em Portugal cresceu mais de 16% e os norte-americanos já são os primeiros clientes dos hotéis em Lisboa. Bom, ao menos o sol e a comida são motivos reais para nos invadirem. Quando invadiram o Iraque por causa de armas de destruição maciça, afinal depois nem havia lá disso.

6

Por causa dos americanos, muitos hotéis estão a apostar em camas king size, mais dignas do tamanho destes turistas. Tudo no turismo em Portugal é uma alegoria das nossas condições de vida: uns com uma cama king size, outros a passar pelas brasas num comboio da CP para lhes irem mudar os lençóis.

7

Os bombeiros pediram uma reunião urgente com a ministra da Saúde. Em causa, as dificuldades que estão a ser registadas no transporte de doentes. Parece-me óbvio que a solução tem de ser recorrer aos privados. Os doentes que vão de Uber.

8

O Governo português deveria seguir o exemplo de Espanha e aplicar o IVA Zero no preço do azeite, desafiou a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal. IVA Zero num produto de luxo? O que se segue, IVA Zero em Lamborghinis e safiras?

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 30 de junho – número 1675 – da “Notícias Magazine”]