Turista descobre que famosa cascata é alimentada por cano

Os responsáveis pelo parque justificaram a medida como necessária para evitar a deceção dos turistas durante a estação seca

Um famoso ponto turístico natural chinês foi envolvido numa controvérsia com um vídeo de um alpinista.

A famosa cascata Yuntaishan, um importante ponto turístico na China, está envolvido em polémica após um alpinista descobrir que a queda de água era alimentada por um cano na sua fonte. O vídeo da revelação, postado nas redes sociais, viralizou, levando as autoridades do Parque Geológico de Yuntai a prestarem esclarecimentos.

Segundo explicaram, o cano é utilizado durante os períodos de seca de forma a manter o fluxo da cascata, que tem 312 metros de altura e é muito popular pela sua beleza e classificação como “área cénica AAAAA” pela Administração Nacional de Turismo da China.

Após a divulgação do vídeo, que acumulou mais de dez milhões de visualizações, os responsáveis pelo parque justificaram a medida como necessária para evitar a deceção dos turistas durante a estação seca. O Ministério do Turismo chinês também veio reafirmar que a cascata é genuína e histórica e que a intervenção com canos é uma prática comum em muitas paisagens idênticas em todo o Mundo, para ajustar o volume de água durante os períodos de escassez.